Dicas para melhorar o sono do seu bebê

O sono do bebê é uma das principais mudanças pelas quais as mamães e os cuidadores precisam se adaptar quando chega um bebê. E isso não é só um problema de primeira viagem não, afinal nenhuma gestação é igual a outra, e consequentemente os filhos também não.

PEDIATRIAMEDICINASONOBEBÊGESTANTESMÃES

Dalet Camboim e Isadora Bonini

1/22/20222 min read

Vamos te dar 3 dicas que podem ajudar a melhorar o sono do seu bebê:

🔸Crie uma rotina de sono começando pelo banho.

Uma boa dica é dar banho no seu filho logo antes da hora de dormir, assim, ele começa a entender que essa é mais uma etapa do sono, e já vai se acostumando com a ideia de que logo em seguida ele pode descansar tranquilamente.

🔸Ensine o bebê a diferenciar dia e noite.

Sabe aquela sensação de quando você está dentro do shopping e já não sabe mais dizer se é dia ou noite, porque as luzes ficam acesas o tempo todo? É exatamente isso que a gente precisa evitar. Quando você for colocar o bebê para dormir, apague as luzes do ambiente ou pelo menos use luzes mais suaves, como um abajur por exemplo. Fazendo isso, o bebê vai aprendendo que quando o ambiente está mais escurinho, ele pode dormir tranquilamente, e não precisa brigar com o sono.

🔸Respeite os sinais de que o bebê está com sono.

É muito comum que as mamães coloquem o bebê para dormir quando ele já está completamente exausto e irritado, mas você sabia que isso pode dificultar ainda mais o sono dele? Respeitar as fases do bebê é essencial para o desenvolvimento dele, e também para a saúde. Por isso, assim que o seu filho começar a apresentar sinais de que está com sono, coloque-o para dormir.

Mas então, quais são os sinais mais comuns de que o bebê está com sono? A gente responde pra você:

💤 Coçar os olhinhos

💤 Ficar mais manhoso ou irritado

💤 O bom e velho bocejo

💤 Esfregar ou puxar as orelhas e o nariz

💤 Arquear as costas

💤 Olhar distante e parado

Outra coisa, que vai de cada cuidador, é também entender e proporcionar uma adaptação de seu bebê onde lhe for mais confortável, sempre atento a segurança do local. Então, quando o seu filho começar a dar indícios de que está com sono, faça o possível para fazê-lo dormir no lugar que seja o mais aconchegante e proporcionando o melhor soninho.